Sunday, September 10, 2017

Segundas, quartas e sextas feiras entre 5h40min e 8 horas da manhã pratico individualmente a arte em que fui iniciado por Mestre Helio Tabosa. Foi ele quem me ensinou a fazer exercícios e a jogar Capoeira. É claro que muitas outras pessoas, antes e depois dele, fontes diversas, contribíuiram para formar o que sou hoje, mas o tempo em que ele me ensinou foi um dos principais momentos de inflexão na minha vida, se não o principal.

Amante daquela arte, senti necessidade de registrar um pouco do que aprendi e pratico. São atividades de manutenção pessoal, rituais de treinamento, meios de que me valho para meu aperfeiçoamento como indivíduo

Criei, então,  álbum de fotos no Facebook e disponibilizei para consulta de quem quisesse, na expectativa, é claro, de que sejam úteis para alguém. Mas o modo de o Facebook apresentar textos longos não é lá muito amigável. Ele mostra o texto sem espaços entre os parágrafos, criando efeito visual de enorme bloco de palavras, o que a mim me parece muito desagradável e fator impeditivo de motivar à leitura. Por isso trouxe para este blog os textos e algumas fotos. 

Relativamente a utilidade dos exercícios, embora aqui sejam usados como aquecimento do organismo para treinamento da Capoeira, são úteis, também, na preparação para  outras práticas, esportivas ou não. Além disso, podem ser executados como exercícios em si mesmos, independentemente de outras práticas, pois promovem o bom funcionamento, manutenção e desenvolvimento total do organismo.  Falo isto não apenas porque aprendi na escola e lendo em livros, mas sim baseado, fundamentalmente, na minha prática pessoal. 

Alerto, porém, para o fato de que, embora as formas que executo sejam boas e corretas para mim, podem não o ser para outra pessoa. Diferentes tipos ou condições físicas ou psicológicas podem requerer variações na maneira de executar os exercícios ou até serem impeditivos de praticá-los. 

É preciso ter claro que há infinitas variações de cada postura ou movimento. Além disso, há aspectos que não podem ser transmitidos pelas imagens. É o caso da respiração e de comandos interiores diversos. apoiados em outras fontes que não a Capoeira. 

É bom lembrar, também,  que os benefícios de tais exercícios são potencializados por alimentação, água e sono adequados.  Ausência ou descaso em relação a esses aspectos são impeditivos de bons resultados. 

Importante, também,  a recomendação seguinte:  NÃO FAÇA TAIS EXERCÍCIOS SEM SUPERVISÃO DIRETA DE EDUCADOR FÍSICO HABILITADO. Executar exercícios sem supervisão é caminho certo para lesões, algumas com sequelas irreversíveis. 

Acredito que seja útil lembrar também que, na medida do possível, mantenho a coluna vertebral em posição reta, e que procuro manter tudo dentro de limites seguros. Venho acrescentando ganhos lenta paulatinamente, dou tempo ao organismo. Tempo, aliás, que já se me vai escasseando, pois já passei dos 64 anos.

Interessante, também, que hoje aqueles os exercícios me dão prazer, sinto-me bem executando-os, mesmo quando exigem esforço. Mas não foi sempre assim. Houve tempos de sofrimento, medo, purgação, dores, estiramentos, torções, gesso, médico ortopedista, etc.

Agora uma curiosidade. Não aprendi saltos mortais, nem na Capoeira nem fora. E eram o a primeira coisa que me pediam alguns  jovens que queriam aprender Capoeira comigo.  Meu mestre Hélio Tabosa saltava bonito, principalmente para trás. Acho lindo, mas até hoje me pelo de medo desses saltos. Ensaio vez por outra na piscina, mas preciso amadurecer mais para poder treiná-los. 

Se alguém acompanhar o álbum lá no Facebook, verá que vez por outra renumero alguns exercícios.  Acontece às vezes acrescento ou retiro ou mudo a ordem na prática e, nesses casos, o jeito é renumerar os exercícios. Quero registrá-los em ordem que suponho seja mais adequada. 

No comments: