Friday, March 07, 2008

Sozinho na Cambará com Mestre Fernando e Luan

Iniciou a prática da Capoeira na Cambará, hoje, o atleta Luan. Bom garoto, ele já praticou Capoeira antes no Grupo Zambo.

E logo no primeiro dia na Cambará ele pode jogar comigo mesmo, Mestre Fernando Rabelo e com um capoeirista meio andarilho, o Sr. Máximo, que é conhecido na Capoeira como "Sozinho" - disse.

"Sozinho" é um desses cidadãos que me parecem meio estranhos. Ele me disse que anda pelo Brasil afora, tendo nascido na Itália e morado na Espanha. Entrou pelo sul do Brasil, já andou pela Bahia, passa por Belém e agora, se não me engano, vai para Macapá.

Tivemos convivência bacana na Cambará hoje. Gosto de quem ao menos escuta minhas idéias. Mostrei a ele o método que uso para estruturar meu saber sobre toques de berimbau e, também, sobre os movimentos da Capoeira catalogados em fundamental, básicos, traumatizantes e desequilibrantes. Além, é claro, da distinção dos estilos de Capoeira por meio da ginga apropriada a cada um.

Fizemos ligeiro aquecimento e preparação física, jogamos, tocamos e cantamos Angola e Regional. Por fim, a pedido dele que queria ver outras Capoeiras, indiquei e coloquei ele em contato telefônico com Mestre Bezerra, mas por razões financeiras não puderam se encontrar.

Mas valeu o encontro nosso na Cambará. Obrigado "Sozinho", Deus te guarde, obrigado Luan.

No comments: